Lazarus - Dicionários de Dados

Dicionários de dados são repositórios com metadados sobre bancos de dados, que descrevem a estrutura básica de um esquema de banco de dados. Num dicionário de dados as seguintes informações são armazenadas: as tabelas e os campos correspondentes, e os índices existentes nas tabelas. Além disso, os dicionários de dados contém atributos que definem como o conteúdo dos campos devem ser visualizados: número de casas decimais, o rótulo, a dica (hint) mostrada, tamanho do campo, entre outros.
Um dicionário de dados pode ser usado por uma aplicação Lazarus para definir as propriedades dos objetos TField; pode ser usado para criar comandos SQL, por exemplo, para criar o banco de dados descrito; e, a partir da comparação entre dois dicionários, as diferenças entre eles podem ser usadas para criar um script de atualização.
Os dicionários de dados podem ser mantidos usando o Lazarus Data Desktop, que começamos a descrever no post Lazarus - o Lazarus Data Desktop. Usando esta ferramenta podemos criar um dicionário novinho em folha ou importá-lo a partir de um banco de dados existente.

Criando um Dicionário de Dados

Para criar um novo dicionário clique no botão correspondente na barra de ferramentas conforme mostra a figura, ou tecle CTRL + N.
Isso irá criar uma nova aba. Clique com o botão direito no interior da aba e em seguida na opção New Table, ou tecle CTRL + T, para criar uma nova tabela. Digite o nome da tabela na caixa de diálogo e confirme.
Agora clique com o botão direito sobre o nome da tabela recém-criada e escolha a opção New Field. Digite o nome do campo e confirme. Um novo campo será criado e um formulário para definir as propriedades do campo será aberto no lado direito da interface, como podemos ver na figura abaixo.
Algumas propriedades que podem ser definidas, entre outras:
DisplayName - rótulo do campo que poderá ser visualizado em uma TDBGrid, por exemplo;
DisplayWidth - tamanho com que o campo será exibido;
FieldType - tipo de dado do campo;

Após criar todas as tabelas e campos, tecle CTRL + S para salvar.

Gerando comandos SQL a partir do Dicionário

Para gerar os comandos SQL pressione o botão correspondente conforme mostra a figura abaixo ou tecle CTRL + G.
Essa ação irá abrir um novo formulário. Escolha a tabela para a qual deseja gerar os comandos SQL. Na lista Key fields selecione o(s) campo(s) que será chave primária. Na lista Select/Update/Insert fields selecione o(s) campo(s) que serão usados nos comandos SELECT, UPDATE e INSERT. Pressione o botão Generate SQL. Clique em cada uma das abas para ver os comandos gerados. Na figura seguinte mostramos o comando CREATE TABLE que foi gerado.

Importando o Dicionário de Dados

Se já tivermos um banco de dados criado, podemos criar o dicionário a partir dele - processo que é chamado engenharia reversa.
Inicialmente crie uma conexão para o banco de dados existente conforme mostramos em Lazarus - o Lazarus Data Desktop. Em seguida selecione no menu Dictionary > Import > From connection. As conexões criadas na ferramenta estarão disponíveis nessa opção. Escolha aquela para a qual você precisa criar o dicionário.
Uma caixa de diálogo será aberta mostrando as tabelas do esquema. Selecione as tabelas desejadas, deixe marcada a caixa Update existing tables para atualizar tabelas que já existem e confirme.
Se houver um dicionário ativo na ferramenta, você será questionado se deseja atualizar ou criar um novo. Clique CTRL + S para salvar o dicionário. Os dicionários de dados são salvos com a extensão .fpd. Você pode visualizar o arquivo de dicionário de dados usando qualquer programa que abre arquivos texto.
Fica para o próximo post a utilização de dicionários de dados em aplicações Lazarus.
Post escrito tendo como referência o livro Lazarus - the Complete Guide, publicado pela Blaise Pascal Magazine.

Um comentário:

Anônimo disse...

Complex Post. This record helped me in my university assignment. Thanks Alot

Lazarus - Recursos do Editor de Código

Neste post vamos apresentar alguns dos inúmeros recursos que o Editor de Código oferece aos desenvolvedores. O Editor pode ser configurado v...